19 de mar. de 2014

Ontem à noite eu resolvi fazer uma massa, enquanto esperava a água ferver fui para a cama ler. O livro me prendeu tanto a atenção que esqueci da panela e da fome. Fui dormir.

Eu não me lembro da última vez que tive pesadelos na vida. Eu deito e durmo e só acordo com o despertador. Mas hoje, por volta das 2hs eu acordei chorando, assustada, havia tido um pesadelo realmente digno deste nome. Então, resolvi levantar e ir até a cozinha pegar água. Só que a vida toda eu durmo com uma garrafinha de água na cabeceira, e não sei como, naquele momento, eu não lembrei disso.

Quando eu chego na cozinha encontro a panela em chamas. Parecia que aquilo tudo tinha começado naquele exato momento, porque só o tempo que eu fiquei em choque olhando foi suficiente pra se alastrar de uma forma absurda.

Eu tava com a porta do quarto fechada e com certeza não veria nada se não tivesse tido um pesadelo, se não tivesse resolvido levantar por causa desse pesadelo (primeira vez na vida que faço isso), se não tivesse esquecido que tinha água na cabeceira. Para eu sair do ape para pegar um extintor teria que passar pela cozinha, como eu faria isso se não tivesse acordado naquele exato momento?

Quem me conhece sabe da minha fé, das minhas crenças. Mas também sabe que eu não saiu por aí tentando evangelizar o mundo. Sempre respeitei as convicções de cada um e inclusive já tive debates saudáveis com ateus. Outro dia tava conversando com uma grande amiga, e ela me indagou: “Mas Josi, tu apertaria a mão de um homem que justifica a morte de homens, mulheres e crianças por meio de ordens divinas? Tu coloca tua fé nele? Eu não, eu me recuso".

Agora, me expliquem, o que foi que aconteceu essa noite?

Não acho que podemos explicar Deus na sua plenitude, mas a razão é suficiente para justificar a conclusão de que um criador transcendente do universo existe e é a fonte absoluta de bondade moral. Ele é a melhor explicação para a existência de tudo a partir de um momento no passado finito, e também a para o ajuste preciso do universo, levando ao surgimento de vida inteligente. Deus também é a melhor explicação para a existência de deveres e valores morais objetivos no mundo. Com isso, quero dizer valores e deveres que existem independentemente da opinião humana.

E cada dia mais eu acredito na existência de Deus não apenas como mais uma questão de fé, mas passível de prova lógica e racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário